Missão

A AACAL (Associação de Atendimento à Criança e ao Adolescente de Lorena) é uma instituição voltada para a realização de projetos socioeducativos que contribuam para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes do município de Lorena.

Estabelecendo como prioridade o trabalho com crianças e adolescentes de bairros em situação de vulnerabilidade social, a AACAL busca orientar-se em direção a uma intervenção que os auxilie na apropriação da responsabilidade por sua própria existência. Assumir tal responsabilidade significa reconhecer-se não como resultado de determinismos, mas sim como gestor de si mesmo, ou seja, indivíduo livre e responsável por suas escolhas e decisões.

Paulo Freire (2008) expõe que ninguém é autônomo primeiro para só depois decidir. Para ele, autonomia vai se constituindo na experiência de várias, inúmeras decisões, que vão sendo tomadas. Logo, ninguém é sujeito da autonomia de ninguém. Ninguém amadurece de repente, aos 25 anos. As pessoas vão amadurecendo todo dia, ou não. A autonomia enquanto amadurecimento do ser para si é processo, é vir a ser. Não ocorre em data marcada. É neste sentido que uma pedagogia da autonomia, como o autor a denomina, tem de estar centrada em experiências estimuladoras da decisão e da responsabilidade, vale dizer, em experiências que respeitem a liberdade que é inerente a cada um de nós.

Na proposta e execução de atividades que estimulem o senso de responsabilidade, a AACAL propõe um caminho através do qual a criança e o adolescente possam se tornar abertos para decidir pela autonomia. Com isto, eles se veem capazes de lançar mão dos recursos e possibilidades pessoais no intuito de re-significar sua própria história e até mesmo a de seu contexto familiar e social, exercendo, desta forma, a cidadania.

Neste sentido, as ações se fundamentam nos valores:

1. Esperança: sentimento de quem antecipa como possível aquilo que se deseja alcançar. Neste caso, trata-se de alcançar uma efetiva transformação pessoal e social.

2. Ética: capacidade de buscar e defender a verdade, possibilitando o cuidado acima de qualquer lei, moralismo ou julgamento.

3. Solidariedade: Empatia e compromisso com o outro concretizando-se no movimento de acolhimento e cooperação com o outro em suas necessidades;

Cabe ressaltar que todas as propostas da instituição se encontram estreitamente vinculadas às dificuldades vivenciadas pela população brasileira, sobretudo àquelas relacionadas à Educação.

Ao construir e realizar as atividades juntamente com as crianças e os adolescentes, isto é, levando em consideração suas opiniões e incentivando-os a tomar decisões, podem ser resgatadas as possibilidades mais genuínas da condição humana, a saber: a autoestima, o respeito, a solidariedade, a esperança, a honestidade, a humildade e, sobretudo, a responsabilidade, a autonomia e a ética que são o horizonte norteador do presente projeto.

Concluindo, pode-se afirmar que a missão da AACAL se fundamenta na máxima de que, quando se resgata a dignidade humana na dimensão pessoal, simultaneamente se abre o caminho para uma efetiva transformação social.